Por que ter um modelo de receita recorrente?

Uma estratégia interessante que pode ser usada pelos empresários para certificar que o seu negócio se mantenha de pé a longo prazo é o uso da receita recorrente.

importância da receita recorrente

Como funciona

Para um empresário, a principal vantagem oferecida por um negócio com um modelo baseado em receita recorrente é a fuga de um ambiente de instabilidade.

Isso ocorre porque, nesse modelo, a empresa vende seus produtos ou serviços para clientes regulares, que têm um vínculo com o negócio criado, em sua maioria, por meio de uma assinatura.

Assinatura pela qual o cliente paga regularmente, com a frequência estabelecida pela empresa. O que garante ao empresário o recebimento de um valor predeterminado, com data preestabelecida.

Isso auxilia seu negócio por permitir que você faça planejamentos com base em informações concretas. Já tendo a noção de sua demanda e da quantidade de produtos que precisa ter em estoque para atender os clientes que possui.

Como aplicar o modelo de receita recorrente

Por mais que tenhamos notícias de grandes empresas utilizando esse modelo, como o serviço de streaming Spotify, que oferece um catálogo enorme de opções de música para seus assinantes ouvirem, há sim a possibilidade de pequenas empresas procurarem meios de geraram receita de modo recorrente.

O que vai determinar o sucesso do modelo é a capacidade do empreendedor usar de sua criatividade e oferecer um produto ou serviço que tenha demanda. Apenas o fato de disponibilizar algo de uma forma que dê comodidade aos clientes, já é uma grande vantagem.

O modelo de assinatura, como mencionado, é o que está em alta atualmente. Mas é possível gerar renda recorrente de outros modos. Se, por exemplo, uma empresa oferece um produto que não é comprado com tanta frequência, ela pode disponibilizar um serviço de manutenção para garantir um vínculo a longo prazo com o cliente.

Caso o negócio seja no mercado de varejo, há também a possibilidade de desenvolver programas de fidelidade. Por meio deles o empreendedor oferece incentivos de maneira constante aos clientes, como estratégia para que eles sejam recompensados de alguma forma e voltem a fazer negócio.

Apesar dessa garantia de contato contínuo com os clientes, é de extrema importância não esquecer que chegará o momento em que o cliente precisará escolher se mantém ou não esse vínculo com a empresa.

Por isso, há a necessidade de trabalhar para atendê-los bem mesmo após a compra. Resolvendo os possíveis problemas e tirando as dúvidas que surgirem, a satisfação do cliente será alta e a probabilidade de atrair novos clientes será muito maior.

As vantagens de um negócio com modelo de receita recorrente

  •  Gera maior facilidade para fidelizar clientes, pelo relacionamento de longo prazo.
  • Por meio dele, não há a necessidade de ficar constantemente buscando novos clientes.
  • Torna mais fácil o acesso a informações que podem auxiliar na análise do desempenho do negócio. Como a frequência em que as pessoas renovam assinaturas, por exemplo.
  • Permite uma previsão mais aproximada da receita que será gerada.
  • Facilita o gerenciamento do estoque, por ter uma previsão da demanda.
  • Oferece maior praticidade para o cliente. Tanto no momento de cobrança do serviço/produto, que é automatizada, quanto no momento de consumo do mesmo.
  • Oferece maior segurança ao cliente, pelo fato dele ter certeza de que tem a quem recorrer a qualquer momento.
Equipe EV