Qual é a importância da segmentação de mercado?

Uma empresa que lança determinado produto antes de saber exatamente a quem ele se destina, dificilmente alcançará bons resultados. Mas qual seria a solução para isso? A segmentação.segmentação

É por meio dela que se identifica grupos com características e necessidades semelhantes, aos quais devem ser focadas as ações de marketing de uma empresa.

O mercado é composto por diversas pessoas, com gostos diferentes, pertencentes a ambientes diversos, buscando soluções distintas para problemas distintos. Então por que “atirar para todos os lados” na tentativa de obter retorno positivo em um negócio? Empreendedores que agem dessa forma apenas gastam tempo e recursos da maneira errada, pois o seu trabalho é atrair quem exatamente se encaixa no perfil de público-alvo e realmente tem chances de comprar seus produtos ou fazer uso de seus serviços.

Tipos de Segmentação

Que a prática da segmentação tem grande importância para a assertividade das ações de uma empresa você já sabe. Mas de que formas essa divisão poderia ser feita? Confira abaixo algumas maneiras de segmentar o mercado. A partir dessa escolha é determinado o tipo de informação que uma organização precisa buscar para saber exatamente a quem está direcionando seus esforços.

Geográfica

Estabelece a divisão do mercado de acordo com a localização geográfica. Leva em consideração as características de determinada localidade, como o número de habitantes, densidade, área etc.

Demográfica

O mercado é dividido com base em informações como: idade, sexo, renda, ocupação, classe social, nível de escolaridade, religião etc.

Psicográfica

O mercado é segmentado levando em consideração a personalidade das pessoas que o compõem. Além do seu estilo de vida característico e os valores que guiam as suas atitudes.

Comportamental

Neste tipo de segmentação é levada em consideração a forma como os consumidores se relacionam com determinado produto. É direcionada por aspectos como : a ocasião de consumo do produto, os benefícios que os consumidores buscam, a frequência com que o consumidor utiliza determinado produto, entre outros.

A escolha foi feita, e agora? Após esse momento, é fundamental que o empreendedor tenha em mente que simplesmente separar o mercado em fatias bem definidas não vai resolver a situação da empresa. Esse é só o começo!

Depois dessa definição, todos os passos dados para o desenvolvimento do negócio devem ser baseados nas características desse segmento.

Características de uma segmentação eficaz

  • Um segmento deve ter diferenças claras em relação a outros. Mas precisa que, quando se trata de seus integrantes, seja homogêneo.
  • Precisa oferecer a possibilidade de identificar facilmente os consumidores pertencentes a ela e suas características.
  • Deve ser possível alcançar as pessoas dessa fatia de mercado, como por meio da comunicação.
  • Não pode ser suscetível a mudanças em um curto espaço de tempo. As características do segmento devem permanecer constantes tempo suficiente para que as ações direcionadas a ele tenham resultados satisfatórios.
  • É necessário que tenha o tamanho ideal para gerar lucro.

Depois de escolher o segmento que pretende atingir e identificar se as suas características são satisfatórias e, finalmente, colocar essa estratégia em prática, não pense que é momento de relaxar. É fundamental analisar o mercado e pesquisar o segmento com frequência para identificar se o retorno está de acordo com o esperado ou se será necessário escolher um outro grupo de consumidores a quem direcionar seus esforços.

Equipe EV