Como montar uma equipe de vendas de sucesso

Equipe de vendas
Empresas de pequeno e médio porte podem enfrentar um verdadeiro desafio no momento de atrair bons profissionais para compor a sua equipe de vendas. Mas mesmo que o seu negócio esteja começando e ainda não seja muito conhecido no mercado, é preciso aplicar esforços para conquistar talentos, pois o atendimento de qualidade é primordial para fidelizar clientes e, consequentemente, alcançar melhores resultados nas vendas.

Há alguns fatores a serem considerados tanto no momento de seleção de pessoas, quanto durante o desenvolvimento do profissional dentro da empresa para assegurar que o time de vendas responda às expectativas e contribua para o sucesso do negócio.

Análise das características

Ao analisar a pessoa que pode passar a fazer parte da sua equipe, é ideal identificar se a mesma possui as habilidades compatíveis com a tarefa a ser realizada.

Algumas dessas características a serem observadas são: aptidão para estabelecer uma boa comunicação com os clientes, demonstrar simpatia no momento do atendimento, ter força de vontade para que possa superar os desafios e alcançar às metas, ter vontade de evoluir profissionalmente e reagir positivamente em momentos de pressão.

Uma vez identificadas na fase do recrutamento, tais habilidades devem ser constantemente observadas e aprimoradas ao longo da atuação do funcionário na empresa.

Além da análise voltada para o perfil comportamental, há também a necessidade de observação dos aspectos mais técnicos, os quais devem ser aperfeiçoados pela empresa e somados a outros, caso seja identificada a necessidade.

É importante frisar que as características comportamentais são parte da personalidade de um indivíduo, ou seja, é ideal já serem identificadas no momento da contratação. Já as técnicas, se não forem 100% satisfatórias, podem e devem ser desenvolvidas por meio de capacitação.

Alguns desses aspectos técnicos são: o grau de atenção para a realização do atendimento, a organização no desenvolvimento do trabalho, a compreensão da função da empresa, ter informações sobre as características dos produtos, o nível de conhecimento sobre as empresas concorrentes, a competência para diferenciar os vários tipos de clientes, a compreensão das necessidades e dos desejos dos compradores, a capacidade de fazê-los refletir sobre as informações que está expondo, de trocar com o cliente, e a noção da importância do contato estabelecido após o momento das vendas.

Avaliando o desempenho

O trabalho não acaba quando o profissional já foi analisado, contratado, recebeu os treinamentos necessários e está desempenhando o seu trabalho na área de vendas. Para garantir a manutenção de um bom desempenho da equipe e o atingimento das metas, é necessário estabelecer um método de avaliação constante dos funcionários.

Confira no link abaixo uma ferramenta básica que pode ser utilizada para realizar tal avaliação.

Avaliação do profissional de vendas

O responsável pela avaliação do vendedor deve marcar “ruim’’, “regular” ou “bom” de acordo com o seu desempenho em relação a cada uma das características mencionadas.

Equipe EV