Como determinar o seu mercado-alvo

mercado-alvo
Existem diversos aspectos a serem pensados para dar início a um negócio que consiga alcançar o sucesso. Nesse contexto, a definição do mercado o qual se deseja atingir e a compreensão do cliente-alvo são determinantes para o crescimento do empreendimento.

A sua primeira ação deve ser procurar compreender qual é a dor que o produto ou serviço oferecido por você pode solucionar. Com base nas informações adquiridas por meio dessa pesquisa, busque definir quais são as pessoas que pagariam por essa solução. Mais do que reconhecer a existência de um problema, você deve ter a certeza de que seus potenciais compradores também saibam que possuem esse problema.

Evite imaginar que o potencial do mercado é maior do que ele realmente é. Às vezes, por pura empolgação e paixão pela ideia, empresários podem agir sem apoio em informações concretas. Então, para para tomar decisões de modo racional e assertivo, esteja perto dos clientes potenciais, ouça o que eles têm a dizer por meio de pesquisas de mercado e busque uma estimativa real do potencial do mercado para guiar suas ações.

Além disso, algo que pode ajudar a mensurar melhor o seu mercado é a definição da forma que você pretende oferecer os seus produtos ou serviços. Vendas em lojas físicas ou realizadas pela internet também alcançam perfis e números diferentes de pessoas. Caso o seu objetivo seja comercializar utilizando uma loja, será necessário mensurar o público-alvo existente nas proximidades do negócio. Já se você quiser oferecer os produtos ou serviços por meio de um site, precisa entender de que forma os seus futuros compradores se comportam na rede.

Uma outra tática que pode ser utilizada é tentar identificar quais são as estratégias de marketing utilizadas pela concorrência. Mas é claro que essas informações só são válidas para dar um norte ao empreendedores, porque agir da mesma forma que outros já estão agindo só fará da sua empresa mais uma na multidão. Portanto, faça suas pesquisas, mas no momento de implementar, lembre-se de que é preciso inovar para se diferenciar e ter um destaque no mercado.

Entendendo o seu cliente-alvo

Compreender realmente um cliente é tarefa muito mais complicada do que parece. Não basta apenas definir quem você quer atingir, mas é necessário entender o que ele procura, quais são suas necessidades, seus problemas, seus hábitos etc. Para que a partir disso você possa focar no que realmente tem valor para ele e orientar suas decisões de campanhas de marketing, do atendimento realizado, dos meios utilizados para a comunicação, entre outros.

Responda às seguintes questões para que você consiga traçar melhor o perfil do seu público:

  • O cliente foca no preço, sempre procurando as opções mais baratas?
  • O cliente considera a qualidade e a durabilidade características essenciais em um produto?
  • O cliente preza pela variedade de produtos oferecidos?
  • O cliente gosta de agir por conta própria, sem interferência de um vendedor?
  • O cliente considera importante o pré-venda, o momento da venda e o atendimento pós-venda?
  • O cliente gostam da oferta de serviços exclusivos?
  • O cliente dá grande importância à questão visual dos produtos, como design e embalagem?
  • O cliente quer, preferencialmente, uma experiência de compra ágil e simplificada, desde a compra até o momento de entrega?
  • O cliente se importa com serviços de garantia em caso de insatisfação com o que foi adquirido por ele?
  • O cliente precisa de uma forma de pagamento parcelada e mais flexível?
Equipe EV