Como criar um negócio digital de sucesso

Você está considerando iniciar um negócio digital? Se a resposta for sim, você deve saber que precisa ter conhecimento sobre diversos fatores para não errar nos primeiros passos do seu empreendimento.negocio-digital

Antes de tudo, há algo que, obviamente, não é exclusivo do ambiente de negócios virtuais, mas é crucial para um bom desempenho: planejamento.

Quem vai guiar esse tipo de negócio deve ter a certeza de que está preparado para atender à demanda que pode surgir. Pois, a partir do momento que os produtos e serviços são oferecidos na internet, eles podem ter um alcance nacional.

O que abre espaço para outro componente do ambiente empresarial: a concorrência. Como foi mencionado, estando na rede, o seu negócio pode atingir clientes do Brasil inteiro. E isso significa que a sua concorrência também pode estar localizada em diversas cidades do país.

Por mais que tenha diversas vantagens, é possível perceber que o empreendedorismo online não é essa moleza que muitos fazem parecer ser, não é verdade? Abrir um negócio digital demanda habilidades de empreendedorismo, organização financeira, saber lidar com momentos de pressão, ter resistência emocional etc.

Para aumentar as chances do seu negócio digital alcançar o êxito, confira algumas dicas que listamos abaixo.

Encontre o mercado ideal

Mesmo antes de pensar no produto ou serviço que pretende oferecer, é preciso definir o mercado a ser atingido. Em qualquer negócio, as chances de sucesso são elevadas quando se encontra uma demanda não atendida em um mercado existente.

Faça pesquisas dentre os seus potenciais concorrentes e realize buscas na internet para descobrir um problema que os consumidores possuem, mas que ainda não foi solucionado. Após ter essas informações em mãos você pode definir o que deseja vender.

Escolha um segmento

Para tornar menos complicado o fato de estar oferecendo um produto ou serviço na internet, onde existem diversos outros negócios atuando, faça uma segmentação o mercado.

Selecionando um público com características específicas o número de concorrentes diminui consideravelmente. Além disso, as ações para conquistar esses consumidores têm possibilidade de serem mais assertivas.

Projete seu site de maneira eficiente

Inicialmente, trabalhe para que a sua plataforma de venda seja simples e de rápido carregamento. Faça algo que facilite a navegação dos clientes.

Permita também que o acesso por meio de smartphones seja facilitado, para não correr risco de perder alguns clientes.

Além disso, não se esqueça de incluir uma forma de coletar o e-mail das pessoas, isso é muito importante para as ações de marketing.

Forneça conteúdos de qualidade

Trabalhe na produção de conteúdos (artigos ou vídeos) que abordem assuntos relevantes para seu público e que tenham coerência com o seu negócio. Ofereça de modo gratuito em suas redes sociais para atrair tráfego ao seu site, para que, futuramente, essas pessoas possam se tornar compradores dos seus produtos.

Invista no relacionamento com o cliente

Para atender todos os consumidores com eficiência e criar um bom relacionamento, é necessário ter canais aos quais eles tenham contato para enviar dúvidas, reclamações e sugestões. Todos devem ser respondidos o mais rápido possível, buscando um atendimento humanizado, pois esse é um dos únicos momentos de contato com os compradores.
Ou seja, momento de mostrar diferença e fidelizá-los.

Preze pela segurança

Por mais que o modo de consumo das pessoas tenha mudado bastante, ainda há certa resistência à compra de produtos online. Um dos motivos é a insegurança que sentem quanto ao compartilhamento de seus dados. Portanto, é necessário buscar formas de fortalecer sua plataforma e torná-la segura para transmitir confiança aos clientes.

Cuide dos prazos de entrega

Outra questão muito importante a ser trabalhada para conquistar a fidelização de clientes são os prazos referentes a entregas. Trabalhe para ter uma organização eficiente dos pedidos e para que, consequentemente, consiga enviar os produtos dentro do período estabelecido.

Analise os resultados

Uma das vantagens do negócio digital é o acesso facilitado a informações. Tanto números de vendas, quanto informações passadas pelos clientes por meio dos canais de comunicação são uma base importante para melhorar seus processos.

Para finalizar, preparamos um infográfico para que você saiba quais são as principais vantagens e desvantagens do e-commerce. Confira abaixo:

Equipe EV